5 Oct 2023 - 31 Dec 2023

O Museu Nacional de Antropologia Dr. David J. Guzmán (MUNA) recebe as coleções «Os sonhos caprichosos de Pantagruel» (Los sueños caprichosos de Pantagruel) e «Jantares de gala» (Las cenas de Gala) , em colaboração com a Obra Cultural de FUNIBER e UNEATLANTICO e o Ministério de Cultura de El Salvador.

Essa exposição é um marco no mundo da arte e oferece uma oportunidade excepcional para mergulhar no universo surrealista de Dalí.

Por um lado, «Jantares de gala» (Las cenas de Gala) é composta por 12 fotomontagens de Dalí inspiradas num jantar de gala no restaurante Maxim’s em Paris. Por outro lado, «Os suenhos caprichosos de Pantagruel» integra um conjunto de 25 litografias coloridas em papel japonês basados na obra satírica e humanista do escritor francês François Rabelais.

Na cerimônia de inauguração participaram Mariemm Pleitez, ministra da Cultura, Astrid Bahamond, diretora nacional de Museus e Salas de Exposição, Alejandro Herrera, diretor executivo da FUNIBER El Salvador e Danilo Villalta, diretor de MUNA.

Salvador Dalí é considerado um dos principais representantes do movimento surrealista. Após a abertura oficial, foi oferecido um tour pelas magníficas obras, em que Astrid Bahamond narrou como o surrealismo busca desvendar as profundezas do irracional e navegar nas profundezas mais ocultas do inconsciente.

Após o passeio, foi realizado o tradicional brinde pelo sucesso da inauguração de tão importantes obras. A exposição permitirá que milhares de salvadorenhos conheçam a arte e sua corrente surrealista, tendo perto de si as obras do maior representante do surrealismo e, sem dúvida, o artista que dominou essa corrente por muito tempo.

Este fato não só oferecerá a possibilidade de gerar cultura nacional, mas também abrirá a possibilidade a muitos jovens de acederem a obras de arte de alto nível e conhecerem de perto a sua grandeza, sendo está uma ferramenta para motivar os jovens a despertar o seu interesse na arte e no amor à cultura e à identidade nacional.

Este slideshow necessita de JavaScript.