Apresentação

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), além de seu destacado papel no campo universitário e de formação, desenvolve uma importante tarefa de divulgação cultural por meio de seu Trabalho Cultural.

A este respeito, a principal atividade do trabalho cultural da FUNIBER consiste em organizar exposições de arte na Espanha e na América, essencialmente próprias coleções de obras de artistas proeminentes como Francisco de Goya, Salvador Dali, Pablo Picasso e Joan Miró, entre outros.

O Obra Cultural da FUNIBER também é responsável pela realização e publicação de estudos na forma de livros, catálogos, conferências e curadoria de trazer ao público os mais relevantes da tradição e vanguarda da arte moderna espanhola, que é, por figuras citado, de alcance e interesse universal.

Além disso, o trabalho cultural da FUNIBER também destaca a importância e a relação da música com a cultura e a sociedade humana, sendo um meio de expressão não apenas de emoções e sentimentos, mas também de um modo de expressão de viver. Por esse motivo, promove apresentações em todo o mundo de renomados compositores espanhóis interpretados por excelentes músicos como o pianista José Luis Nieto.

A arte é, sem dúvida, uma grande embaixadora de nossa própria cultura, que conecta, comunica e une, superando diferenças e diversidades, fazendo com que todos compartilhemos uma experiência comum e gratificante que predispõe à compreensão, ao diálogo e à colaboração. Abre caminhos para a compreensão e a cooperação e mostra-nos a nossa essência comum, aquilo que nos une e nos faz partilhar na mesma experiência, na mesma emoção.

A FUNIBER acredita no poder comunicativo da arte, em sua mensagem de comunhão e proximidade e sua eficácia como catalisador de compreensão e colaboração. É por isso que ela dedica especial atenção e esforço ao constante trabalho de divulgação cultural, ampliando suas coleções e repertório musical, desenvolvendo estudos e atividades e melhorando dia a dia aquela herança cujo único propósito é ser compartilhado.


Federico Fernández Diez

Diretor da Obra Cultural da FUNIBER

Desde o nascimento da FUNIBER, desenvolvi as funções de diretor das coleções de livros sobre comunicação, diretor e criador de diversos cursos a distância, além de palestrante ocasional para a América sobre diversos temas de minha competência: comunicação, projetos, educação e cultura.

Foi em agosto de 2002 que, como artista plástico e colecionador de arte, fui convidado a levar minhas pinturas ao Peru pela primeira vez e dar uma palestra.

A exposição foi bem-sucedida

Da Galeria Euroidiomas ele foi ao Museu da Nação de Lima. Foi o primeiro passo do meu trabalho como Diretor do Trabalho Cultural da FUNIBER, que continuou com a organização de exposições em toda a América do Sul. As exposições foram compostas de coleções da minha propriedade com séries de Dalí e Miró que, dada a sua repercussão, foram ampliadas com a aquisição, pela FUNIBER, de coleções de Picasso, Goya, Tapies e outros grandes nomes da pintura espanhola mais representativa e universal.

Federico  Fernández Diez - Dr. en Ciencias de la Educación, artista plástico y  experto en Comunicación.

Federico Fernández Diez
Doutor em Ciências da Educação, artista plástico e especialista em comunicação.

Desde então, a nossa presença cultural na América do Sul e na América Central não só tem crescido, chegando até seis exposições, ao mesmo tempo em diferentes países, todos com curadorias (curadas) por mim. Eu também escrevi os textos que aparecem em catálogos e livros, exposições e pintores, editados por FUNIBER, bem como aqueles que foram editados por museus e locais que já sediaram e continuam a acolher ano após ano as amostras.

As embaixadas espanholas e os países anfitriões, assim como as instituições culturais, sempre nos acompanharam e colaboraram entusiasticamente com nosso trabalho, conseguindo criar e manter laços estreitos de compreensão e colaboração entre a Espanha e a América, por meio da cultura.

O trabalho, nestes 14 anos de atividade, tem sido enorme e continuará a ser assim no futuro, porque essa é a nossa esperança e o nosso compromisso.