Nascido em 1913, a carreira de Antoni Clavé sempre foi coroada de sucesso em tudo o que ele empreendeu. Mestre da arte litográfica, ele conquistou a França com sua primeira série de estágios. Ele triunfou na criação de cartazes de filmes, e finalmente foi contratado pela Metro. Seu contato com Picasso influenciou sua pintura, e um bom exemplo deste período são as belas litografias sobre temas de touro, circo e arlequim. Nos anos 50 ele criou a série de pinturas e litografias de reis e guerreiros, muito pessoais e que lhe trariam enorme sucesso internacional.

O diretor da Obra Cultural da FUNIBER, Federico Fernández, destaca o espírito inquieto e inovador do artista: “Ele nunca estagnou em formas bem-sucedidas e continuou a experimentar técnicas e materiais, criando um expressionismo abstrato inconfundível em sua diversidade de composição e coloração altamente pessoal”.

A Obra Cultural FUNIBER é composta por 30 gravuras representativas da evolução, desde seus primórdios figurativos na década de 1950, passando por suas visões expressionistas de reis e guerreiros, suas homenagens a El Greco e suas estampas gráficas, com múltiplos relevos, entre as quais se destacam as diversas séries com luvas até a década de 1980.

Obras destacadas