A exposição Os Louros do Sucesso (Los Laureles del Éxito), de Salvador Dalí, consiste de três séries: O Cântico dos Cânticos do Rei Salomão, do ano de 1971, 50 Anos de Surrealismo, elaborada em 1974, e Babaouo, feita em 1979. Segundo o curador da Obra Cultural da FUNIBER, Federico Fernández, “é a mais completa e interessante exposição da obra gráfica de Dalí no período culminante de sua figura”.

Na primeira série, denominada 50 Anos de Surrealismo, Dalí ilustra os episódios mais relevantes de sua vida, desde que Picasso o ajudou a viajar para os EUA, o desastre da mostra da quinta avenida, os avatares de Gala e seu triunfo final.

Na segunda série, O Cântico dos Cânticos, Dalí ilustra o poema erótico com elegância e delicadeza, em uma bela criação em que ele utiliza pó de ouro em várias das gravuras.

Na última série da exposição, Babaouo, Dalí ilustrou com gravuras a reedição de um roteiro cinematográfico que elaborou em 1932, mas que não chegou a ser realizada. O universo expresso nele é recuperado por algumas das gravuras e incluído no filme Babaouo, de Manuel Cussó-Ferrer, do ano 2000.

Trajetória de Exposição

Ver todos os países e cidades onde a exposição foi realizada