29 Oct 2015 - 8 Jan 2016

A exposição Àngels, do pintor catalão Jaume Muxart, foi realizada de 29 de outubro de 2015 a 8 de janeiro de 2016, na Sala de Exposições da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO).

A cerimônia de abertura aconteceu no dia 29 de outubro e contou com a participação do secretário de Estado da Cultura José María Lasalle.

A coleção Àngels, que integra a Obra Cultural da FUNIBER, consiste em um mural composto de quase 100 pinturas de formato pequeno, além de 31 pinturas mais independentes. Segundo Federico Fernández, diretor da Obra Cultural da FUNIBER, os anjos de Muxart “são aparições que aparecem inundadas de luz e cor, algo que lhes confere um aspecto imaterial e espiritual. Jaume Muxart sempre procura aquela explosão vulcânica de cores que torna a mesma imagem diferente a cada dia”.

O pintor Jaume Muxart nasceu em Barcelona, em 1922, e é o último dos pintores renomados que surgiram no contexto do movimento Dau al Set, em 1948. O pintor fazia parte da Escola Catalã de Tapiz de San Cugat e foi decano da Faculdade de Belas Artes de Barcelona. Muxart também participou da criação do grupo “Taüll” de arte de vanguarda, ao lado de Tàpies, Guinovart, Cuixart, Tarrats, Mercadé e Aleu e reúne um itinerário artístico que o posiciona entre os mais importantes artistas da arte contemporânea.

Cartel Ángeles Muxart