A exposição de Picasso, Ainda Surpreendo (Aún Sorprendo), consiste em três coleções completas.

Os azuis de Barcelona (Les Bleus de Barcelone) é uma coleção de 11 obras, editadas para a inauguração do Museu Picasso em Barcelona, dirigida por Sabartés, que havia sido secretário de Picasso. A exposição apresenta obras com imagens preciosas da série azul de Picasso.

Bailarinos (Bailarines) é uma coleção de 14 impressões em couro com desenhos de bailarinos.  São desenhos acadêmicos, a maioria em um único traço, mostrando um domínio total da técnica e um senso estético clássico.

A série dedicada a Geneviève Laporte é uma coleção de 12 obras em papel japonês. Os desenhos para Geneviève, sua amante, mostram-na nua ou com apenas metade do corpo na frente e de perfil e até brincando com o cupido. Ele também tem desenhos espontâneos e decorativos que são muito dinâmicos, surpreendentes e pouco conhecidos.

A exposição fica completa com mais duas pinturas, com desenhos preparatórios de As Mulheres de Argel (Las Mujeres de Argel), também pertencentes à série A Califórnia (La Californie). Por fim, um pôster original de uma exposição do Os azuis de Barcelona. As obras pertencentes ao atelier A Califórnia são esboços de quadros do próprio atelier e esboços do que viria a ser a série As Mulheres de Argel, que, como se sabe, um dos quadros atingiu o recorde histórico pelo seu preço em leilão.

 

Trajetória de Exposição

Ver todos os países e cidades onde a exposição foi realizada