2 Oct 2023 - 7 Oct 2023

Obra Cultural da FUNIBER e UNEATLANTICO inaugura a exposição «Picasso: Ainda surpreendo (Aún sorprendo)» na sala 101 da Aula Magna da Universidad de La Frontera (UFRO) em Temuco (Chile).

No ato de abertura estiveram presentes autoridades da UFRO lideradas pelo Dr. Eduardo Hebel Weiss, reitor da instituiçãoel Dr. Adison Altamirano, decano da Faculdade de Ciências Agropecuárias e Ambientais, e Vivian Lipari, diretora da FUNIBER Chile.

“Picasso: Ainda me surpreendo” é composta por três coleções completas. A primeira delas, ‘Les Bleus de Barcelona’, consiste em 11 obras. A segunda, ‘Bailarines’ (Bailarinas), com 14 gravuras em couro com imagens de bailarinas, inclui desenhos acadêmicos, a maioria com uma única linha, que mostram um domínio total da técnica e um senso estético clássico.

A coleção mais recente, ‘Geneviève’, inclui 12 obras em papel japonês que Picasso deu à sua jovem amante. Os desenhos de Geneviève, produzidos na década de 1950 e publicados em 1974, mostram-na nua ou apenas de meio corpo, de frente e de perfil, e até brincando com o Cupido. É uma coleção de desenhos espontâneos e decorativos que são muito dinâmicos, surpreendentes e pouco conhecidos. Geneviève colocou alguns desenhos à venda na década de 1980.

Vivian Lipari, diretora da FUNIBER no Chile, destacou a importância de aproximar a arte e a sociedade: “Para a FUNIBER, o objetivo de realizar essas exposições itinerantes de grandes figuras da arte é que as pessoas se conectem umas com as outras por meio da arte e que possam refletir, já que a arte nos aproxima, nos conecta e nos permite ser mais reflexivos”.

O diretor da FUNIBER Chile destacou que, apesar de não serem as coleções mais representativas do artista espanhol, “elas nos levam a descobrir sua etapa pessoal desenvolvida entre Barcelona e Paris, elucidando assim sua grande técnica e seus primeiros passos nas diferentes etapas e movimentos artísticos dos quais participou”.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.