12 Apr 2018 - 11 May 2018

O próximo dia 12 de abril será inaugurada, na sala de exposições da Universidade de León, no Teatro El Albéitar (Espanha), a exposição do artista Jorge Castillo “Canto Espiritual de San Juan de la Cruz”, que receberá visitas até o dia 11 de maio. As obras que compõem a exposição foram cedidas pela Obra Cultural da FUNIBER.

A exposição “Canto Espiritual de San Juan de la Cruz” é composta por 17 gravuras originais, das quais 16 são águas-fortes e uma segue a técnica de ponta-seca. São sete desenhos de pequenas dimensões feitos entre o ano de 1956 e a década de 90, e uma gravura ao carborundum de grande dimensão.

Nas palavras de Federico Fernández, diretor da Obra Cultural da FUNIBER, “Jorge Castillo sempre foi um grande desenhista e um imaginativo pintor figurista com uma alquimia surrealista própria que combina suas figuras favoritas em formas extravagantes, em equilíbrio instável. Assim como as partículas de cores pastéis que ficam na atmosfera e permanecem em uma composição flutuante, cujo devir é ser contemplada no estágio em que se encontra.

Figuras do circo, pássaros, cavalos, seres imaginários, cabeças esculturais, mulheres e pajens brincam no espaço e nos presenteiam em um instante congelado pela magia do quadro, como se o autor nos desse um recado preso no ar, selecionado entre a imensurável fluidez dos frutos de sua fantasia.

Jorge Castillo foi, é e continuará sendo um dos nossos grandes artistas figuristas, mestre do desenho, da gravura, da pintura e da escultura, em que derrama, sem medida, o dom da sua original fantasia criativa.”.

Castillo é, também, um artista extremamente criativo e imaginativo de prestígio internacional, com exposição permanente em Santiago de Compostela (Espanha).