A Obra Cultural da FUNIBER e a Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) celebraram recentemente a inauguração da exposição “A Divina Comédia” de Salvador Dalí na Galeria Manuel E. Amador da Universidade do Panamá (UP).
O evento de abertura, realizado no dia 21 de outubro, foi presidido por Roy Arcia, diretor da galeria, e Ricardo Him, vice-reitor de Extensão da Universidade do Panamá, que agradeceram o trabalho da Obra Cultural pela oportunidade de levar a arte à população panamenha. O Vice-Reitor aproveitou a oportunidade para indicar que esta exposição é apenas a primeira de muitas atividades que a universidade realizará com a colaboração da FUNIBER, tanto a nível cultural como académico. A exposição estará aberta até o dia 8 de novembro.
Também participou do evento Gregorio Urriola Candanedo, diretor da sede da FUNIBER Panamá, que agradeceu o trabalho da universidade e de suas autoridades, destacando que esta exposição da obra gráfica de Dalí foi a primeira ação patrocinada pelo convênio renovado entre a UP e a FUNIBER. Além disso, Gregorio Urriola Candanedo explicou o marco sócio-histórico da coleção Dalí, as suas vicissitudes e ofereceu algumas pistas sobre o seu significado dentro da ampla obra deste artista universal catalão.
A cerimónia de inauguração também contou com a presença do Dr. Carlos Ramos, diretor de Estudos de Pós-Graduação da UP, da Sra. Elena González, diretora do Centro Cultural da Espanha no Panamá, de Marjorhie Franco, assistente administrativa da sede da FUNIBER Panamá, e de Everardo Santana, promotor cultural da galeria. O evento também contou com a presença de destacados académicos, professores e estudantes, que se mostraram muito positivos por poderem admirar esta obra excecional na capital panamiana.
Palestras e visitas de estudantes à exposição
A Dra. Irina Nemtchenok de Ardila, membro efetivo da Academia Panamiana da Língua, e Gregorio Urriola Candanedo apresentaram conferências sobre Dante e Dalí no dia 24 de outubro, numa sala repleta de estudantes, professores, artistas e público em geral. Após as conferências, realizou-se um debate com os presentes.
A Dra. Irina de Ardila apresentou uma comunicação sobre as traduções da “Divina Comédia” de Dante Alighieri em 700 anos, destacando as que foram feitas em espanhol, bem como as modalidades, tanto em prosa como em verso, de extensão variável. O académico salientou as dificuldades inerentes à tradução de um poema tão rico e complexo, mas também a sua necessidade de alargar o conhecimento e a fruição estética em diferentes línguas do mundo.
Por seu turno, o Professor Urriola Candanedo apresentou um enquadramento sócio-cultural da obra de Dalí, com especial destaque para os paralelismos entre o autor florentino e o exímio pintor catalão, na sua fase de gravador e no quadro da chamada fase “místico-nuclear” deste genial surrealista, em que as 100 gravuras expostas são expressão de enorme valor e grande beleza.
Além disso, no dia 22 de outubro, os alunos do curso de Arquitetura de Interiores da Faculdade de Arquitetura e Design, acompanhados pelo seu professor Adolfo Ortiz, fizeram uma visita para complementar a sua aprendizagem em Geometria Descritiva e Digital. Esta experiência prática permitiu-lhes observar como os conceitos teóricos são aplicados no mundo real, fomentando a sua criatividade e competências técnicas.
Durante a visita, Roy Arcia, diretor da galeria, recebeu os alunos e deu-lhes uma palestra sobre técnicas de reprodução como a xilogravura, a litografia e a serigrafia. No âmbito dos seus estudos, os alunos exploraram também a ligação entre a literatura e o design através da obra de Dante Alighieri. Dante, um poeta do século XIV, escreveu a famosa “A Divina Comédia”, que narra a viagem da alma através do Inferno, do Purgatório e do Paraíso em 100 cantos. A sua experiência de exílio e a sua profunda compreensão da moral e da espiritualidade reflectem-se nesta obra, repleta de personagens históricas e mitológicas.