25 Oct 2023 - 4 Feb 2024

O Museu de los Conspiradores, em Querétaro (México), está realizando a exposição “A Divina Comédia de Salvador Dalí, em colaboração com a Obra Cultural da FUNIBER e UNEATLANTICO, a Universidad Internacional Iberoamericana (Universidade Internacional Iberoamericana, UNINI México) e a Secretaria de Cultura por meio da Direção de Difusão e Patrimônio Cultural de Querétaro.

A amostra de Dalí está exposta na sala de exposição temporal do Museu dos Conspiradores, localizada no coração do centro histórico de Querétaro. Estará disponível para visitação até 4 de fevereiro do próximo ano, de terça a domingo, das 10h30 às 18h30.

O evento de abertura da exposição contou com a presença do Dr. Miguel Ángel López Flores, diretor da FUNIBER México, Dr. Luis Dzul López, reitor da UNINI México, Lcda. Marcela Herbert Pesquera, titular da Secretaria de Cultura do Estado de Querétaro, o Arq. Gustavo Sánchez, diretor de Difusão e Patrimônio Cultural, e o Lcdo. Christian E. Arredondo Carrazco, responsável pela administração do museu.

A coleção “A divina comédia” de Dalí é dividida em três séries de trinta e três obras que retratam os três cantos do poema imortal de Dante e contém: Inferno, Purgatório e Paraíso.

As ilustrações foram encomendadas pelo governo italiano a Dalí por ocasião do 700º aniversário do nascimento de Dante Alighieri, em 1965. Ao receber esta importante tarefa, Dalí declarou que “foi um dos projetos mais importantes de sua carreira”, já que seu trabalho durou cinco anos nas aquarelas, supervisionando uma a uma as xilogravuras.

A xilogravura é uma técnica por meio da qual o desenho é impresso em um pedaço de madeira e, em seguida, com a ajuda de uma goiva, a imagem é esculpida à mão, deixando o desenho em relevo, ao qual é adicionada tinta para que se destaque. Por esse motivo, a mudança envolveu 55 meses de trabalho de artesãos virtuosos sob a supervisão de Dalí.

A coleção de gravuras apresentadas foi ilustrada em madeira em um formato de 33 x 26 cm usando papel Vèlin pour chiffon de Rives e selada com uma placa. A assinatura de Salvador Dalí também foi carimbada na placa.

Os livros foram apresentados em diferentes estojos, desde os mais comuns de papelão duro até estojos de madeira finamente esculpidos com desenhos de Dalí e acompanhados de aquarelas originais. Mas, “A Divina Comédia”, com ilustrações de Salvador Dalí, também foi apresentada pela empresa francesa “Les Heures Claires”, de Paris, como um conjunto de 100 gravuras reunidas em três pastas.

Este slideshow necessita de JavaScript.