4 Oct 2024 - 28 Feb 2025

Federico Fernández, diretor da Obra Cultural da Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER) e da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) e decano da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da universidade, apresentou recentemente a exposição do artista Salvador Dalí intitulada “A loucura lúcida”.

Esta exposição única reúne uma série de obras notáveis, incluindo “A Tauromaquia”, “As Fábulas de La Fontaine” e uma homenagem ao pintor espanhol Gaspar de Quevedo, composta por 6 obras.

A inauguração de “A loucura lúcida” teve lugar na sexta-feira, 4 de outubro, na sala de exposições da universidade, no âmbito da cerimónia de abertura do novo ano académico. Esta coleção é uma viagem através de várias interpretações artísticas e literárias divididas em quatro séries produzidas entre 1967 e 1975. O trabalho de Dalí caracteriza-se por ser ilógico e irracional, o que se reflecte nas suas obras, muitas das quais inspiradas em obras de Picasso e Goya. “Dalí, como disse o próprio Freud, faz emergir as suas obsessões e paranóias dos sonhos, apresentados com uma intensidade hiper-real nas suas telas”, acrescentou Fernández.

A coleção de “As Fábulas de La Fontaine” de Salvador Dalí também pode ser vista. Trata-se de ilustrações inspiradas no livro homónimo escrito por Jean de La Fontaine em 1668.

Por seu lado, a homenagem ao pintor Gaspar de Quevedo é uma combinação de 6 obras, nas quais se podem observar diferentes silhuetas, como figuras de corpos esticados, entre outras. A exposição estará patente até 28 de fevereiro de 2025.

A FUNIBER e a UNEATLANTICO mantêm seu compromisso com a promoção da arte, ampliando seu trabalho cultural. É por isso que, com “La lúcida locura”, a universidade não só enriquece o panorama cultural, mas também fortalece os seus laços com instituições académicas globais através de iniciativas conjuntas e eventos especiais.