7 Sep 2023 - 8 Mar 2024

O diretor da Obra Cultural FUNIBER e UNEATLANTICO, curador das obras e decano da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Federico Fernández, inaugura a exposição que inclui duas coleções do renomado pintor e escultor espanhol Pablo Picasso: A Tauromaquia (La Tauromaquia) e a A Flauta Dupla (La Flauta Doble).

O evento foi realizado no salão de exposições da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) e contou com a presença da professora e diretora de Extensão Cultural, Helena Garay, que, em nome do reitor da instituição acadêmica, Rubén Calderón, deu as boas-vindas a todos os presentes.

O evento também contou com a presença de autoridades civis e militares por ocasião do Seminário da AMETIC (Associação de Empresas Eletrônica, Tecnologia, Telecomunicações e Conteúdos Digitais), realizado nas instalações da Universidade e do qual participaram personalidades como o Chefe do Estado-Maior da Defesa (JEMAD), Almirante General Teodoro Esteban López, e a Secretária de Estado da Defesa, Amparo Valcarce García.

De acordo com o decano, “La Tauromaquia” de Picasso foi publicada por Gustavo Gili em 1959 como parte da coleção Ediciones la Cometa, com 26 aguatintas a açúcar e gravura de ponta seca, ilustrando o livro de Pepe Hillo “La Tauromaquia o arte de torear” (Tourada ou a arte de tourear). Também destacou que é a primeira vez que a Obra Cultural FUNIBER e UNEATLANTICO expõe a coleção e que ela se destaca por ter sido feita em papel japonês antigo, sendo uma das dez únicas no mundo.

No caso da segunda coleção, A Flauta Dupla, trata-se de uma série produzida entre 1932 e 1955, que se baseia em diferentes influências, entre as quais se destacam Goya e Dalí. Nela “você pode encontrar todos os mitos e questões que ele retrabalhou a partir da história da arte e até mesmo da tradição greco-romana”, como destacou Fernández.