8 Nov 2023 - 15 Dec 2023

O Campus de Ponferrada da Universidad de León (ULE) recebe, de 8 de novembro a 15 de dezembro, uma exposição com as coleções ‘Le cocu magnifique’ e ‘El Conde de Orgaz’, localizada na sala de exposições.

A atividade é organizada pela Área de Atividades Culturais da ULE e pela Obra Cultural da FUNIBER e da UNEATLANTICO e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h.

A cerimônia de abertura contou com a presença de Pilar Marqués Sánchez, vice-reitora do Campus de Ponferrada, César Ordóñez Pascua, diretor da Área de Atividades Culturais da ULE, e Federico Fernández, diretor da Obra Cultural da FUNIBER e UNEATLANTICO e curador da mostra.

A sala de exposições do Campus de Ponferrada apresenta 25 pinturas de Pablo Picasso correspondentes à série gráfica de ‘Le cocu magnifique e O Conde de Orgaz’ (El Conde de Orgaz), exposição que coincide com a comemoração do 50º aniversário da morte do gênio de Málaga, e nele você pode ver a explosão gráfica de Picasso nos últimos anos de sua vida.

Com os 12 quadros do ‘Le cocu magnifique’, Picasso inicia um estilo de desenho, típico do período que foi chamado de “viejo salvaje” e que se desenvolve com maior intensidade, gráfica e erótica na série surrealista de ‘O Conde de Orgaz ‘.

Esta última é composta por 13 quadros, com uma série de gravuras, alheias ao seu título e que surgem como parte visual de uma experiência de escrita automática surrealista realizada por Picasso num manuscrito em espanhol datado de 1957 e 1958, e de uma proposta do poeta Rafael Alberti para fazer uma publicação conjunta com eles.

Este slideshow necessita de JavaScript.