24 Apr 2023 - 12 May 2023

A FUNIBER, o Ministério da Cultura de El Salvador e a Embaixada do México em El Salvador inauguraram no dia 24 de abril a exposição La Tauromaquia do artista espanhol Francisco de Goya, com o objetivo de garantir o direito à cultura como fator de identidade nacional.

A cerimônia de abertura da exposição, que ficará aberta até 12 de maio, contou com a presença de Alejandro Herrera, diretor da sede da FUNIBER no país, Mariemm Eunice Pleitez Quiñonez, Ministra da Cultura de El Salvador, e Oscar Antonio De la Torre Amezcua, Encarregado de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos do México. Essa exposição, resultado de uma estreita colaboração trilateral entre Espanha, México e El Salvador, tem como objetivo tornar o conhecimento acessível a todos e promover o desenvolvimento da identidade nacional.

“Para mim, a cultura é a melhor linguagem por meio da qual a Fundação e qualquer entidade pode se comunicar com o país que alcança”, Herrera enfatizou a importância de ter espaços para disseminar a arte.

“La Tauromaquia” é uma das obras mais famosas de Francisco de Goya e consiste em 40 gravuras divididas em três partes que mostram momentos icônicos da tradição espanhola de touradas. A exposição retrata a história das touradas, momentos históricos dos mais lendários toureiros e também situações trágicas que ocorreram em uma praça de touros.

As obras de Goya podem ser analisadas de uma perspectiva diferente, incentivando o pensamento crítico e, dessa forma, formando pessoas capazes de aprender por si mesmas e de serem críticas ao aplicar seus conhecimentos em contextos reais.