No dia 27 de novembro foi inaugurada, Palácio dos Tribunais de Santiago, uma exposição composta por duas séries de gravuras do artista espanhol Pablo Picasso, “O enterro do conde de Orgaz” e “A flauta dupla”, de grande valor cultural. A exposição, cujas pinturas foram cedidas pela FUNIBER, estará aberta à visitação até o próximo dia 7 de dezembro.
A exposição é composta por 29 gravuras, 13 correspondentes à série “O enterro do conde de Orgaz” e 16 à “A flauta dupla”. A primeira é uma série feita entre 1966 e 1968 e mostra o conhecimento de Picasso sobre as técnicas utilizadas pelo grupo de André Breton. A segunda, muito mais cordial, foi elaborada entre 1932 e 1955 é composta de desenhos e aquarelas feitas em gravura autorizada.
Nesses trabalhos, Picasso faz uma interpretação de vários seres clássicos da mitologia. O estilo das obras é mais cubista e menos surreal do que outras obras do pintor e revela influências de Francisco de Goya e Salvador Dalí. As obras que formam essa exposição foram cedidas pela Obra Cultural FUNIBER, e chegam ao Chile pela primeira vez depois de terem sido expostas em outros países da América Latina.
A inauguração contou com a presença do diretor da sede da FUNIBER no Chile, Pablo Eisendecher, e do presidente da Suprema Corte, Hugo Dolmestch, que agradeceram a disposição da fundação em ajudar a levar cultura a todos os chilenos.
Consulte aqui outras informações sobre a exposição.