27 Nov 2017 - 7 Dec 2017

No dia 27 de novembro foi inaugurada, Palácio dos Tribunais de Santiago, uma exposição composta por duas séries de gravuras do artista espanhol Pablo Picasso, “O enterro do conde de Orgaz” e “A flauta dupla”, de grande valor cultural. A exposição, cujas pinturas foram cedidas pela FUNIBER, estará aberta à visitação até o próximo dia 7 de dezembro.

A exposição é composta por 29 gravuras, 13 correspondentes à série “O enterro do conde de Orgaz” e 16 à “A flauta dupla”. A primeira é uma série feita entre 1966 e 1968 e mostra o conhecimento de Picasso sobre as técnicas utilizadas pelo grupo de André Breton. A segunda, muito mais cordial, foi elaborada entre 1932 e 1955 é composta de desenhos e aquarelas feitas em gravura autorizada.

Nesses trabalhos, Picasso faz uma interpretação de vários seres clássicos da mitologia. O estilo das obras é mais cubista e menos surreal do que outras obras do pintor e revela influências de Francisco de Goya e Salvador Dalí. As obras que formam essa exposição foram cedidas pela Obra Cultural FUNIBER, e chegam ao Chile pela primeira vez depois de terem sido expostas em outros países da América Latina.

A inauguração contou com a presença do diretor da sede da FUNIBER no Chile, Pablo Eisendecher, e do presidente da Suprema Corte, Hugo Dolmestch, que agradeceram a disposição da fundação em ajudar a levar cultura a todos os chilenos.

Consulte aqui outras informações sobre a exposição.