25 Aug 2023 - 6 Oct 2023

Obra Cultural da FUNIBER e a UNEATLANTICO, em colaboração com a Universidad Internacional Iberoamericana de México (UNINI México), o Instituto Campechano, a Universidad Autónoma de Campeche (UACAM), a Secretaria de Turismo del Estado de Campeche e a Dirección de Cultura del Estado de Campeche a exposição “A divina comédia” de Salvador Dalí no antigo Templo de San José, em Campeche (México).

 A exposição estará aberta até 6 de outubro e pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h às 20h.

A cerimônia de abertura contou com a presença de Luis Dzul, reitor da Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI México), de Ilsa Beatriz Cervera Echeverría, reitora do Instituto Campechano, de Mauricio Arceo Piña, secretário de turismo do estado de Campeche, de José Alberto Abud Flores, reitor da Universidad Autónoma de Campeche, de Esteban Hinojosa Rebolledo, diretor geral do Instituto de Cultura y Artes, e de Raúl Aaron Pozos Lanz, secretário de educação do estado de Campeche.

“A arte é, sem dúvida, uma grande embaixadora da própria cultura, com um grande poder comunicativo que conecta e une, superando as diferenças e a diversidade, tornando-nos todos participantes de uma experiência comum e gratificante que nos predispõe à compreensão, ao diálogo e à colaboração”, enfatizou Dzul.

‘A divina comédia’ de Dalí é dividida em três séries de trinta e três obras que retratam os três cantos do poema imortal de Dante e contém: Inferno, Purgatório e Paraíso. As ilustrações de A Divina Comédia foram encomendadas pelo governo italiano a Dalí na ocasião do 700º aniversário do nascimento de Dante Alighieri, em 1965. Ao receber essa importante tarefa, Dalí declarou que “foi um dos projetos mais importantes de sua carreira”, pois seu trabalho levou cinco anos nas aquarelas, supervisionando as placas de xilogravura uma a uma.

Este slideshow necessita de JavaScript.