30 Mar 2023 - 30 Apr 2023

A coleção La Tauromaquia de Francisco Goya foi inaugurada em 30 de março no Colegio Padre Arrupe, em San Salvador (El Salvador). A exposição ficará aberta até 30 de abril.

A cerimônia de abertura da exposição contou com a presença de Alejandro Herrera, Diretor da sede da FUNIBER em El Salvador, Mariemm Eunice Pleitez Quiñonez, Ministra da Cultura, Juan Manuel Lopez Urdiales, Cônsul da Espanha em El Salvador, e Aldo Salomón Mejía Martínez, Diretor de Diplomacia Pública do Ministério das Relações Exteriores de El Salvador.

Esta exposição é o resultado de um convênio entre a FUNIBER, o Ministério da Cultura de El Salvador e a escola de espanhol Padre Arrupe, com o objetivo de promover a formação cultural e intelectual disponível para todos.

Na abertura do salão, o Ministro da Cultura de El Salvador e o Diretor da FUNIBER El Salvador agradeceram as alianças construídas e enfatizaram a importância da arte como instrumento de transmissão de conhecimento.

O evento também contou com a presença de alunos da escola, que puderam participar de uma visita guiada com uma explicação aprofundada das técnicas utilizadas pelo artista e um pouco de sua história, ministrada pelo diretor do Centro Nacional de Arte (CENAR), Rolando Chicas.

“La Tauromaquia” é uma das obras mais famosas de Goya e consiste em 40 gravuras divididas em três partes que mostram momentos icônicos da tradição espanhola de touradas. A exposição retrata a história das touradas, momentos históricos dos mais lendários toureiros e também situações trágicas que ocorreram em uma praça de touros.