16 Nov 2023 - 29 Feb 2024

Em comemoração ao 50º aniversário da morte de Pablo Picasso, um dos artistas mais renomados do século XX, e em comemoração ao 10º aniversário da Universidad Europea del Atlántico, a sala de exposições da universidade juntou ambas as homenagens com a abertura de uma exposição dedicada à obra de Pablo Picasso.

A exposição, composta por três destacadas coleções do artista — “A dupla flauta” (La Flauta doble), A Tauromaquia (La Tauromaquia) e Rascunho para Guernica (Bocetos para Guernica) — foi inaugurada esta quinta-feira com a presença da Ministra da Cultura, Turismo e Esportes do Governo da Cantábria, Eva Guillermina Fernández. O evento também contou com a participação do Diretor Geral de Cultura, José Antonio González Fuentes. Em representação da Universidade, tiveram a palavra o reitor da UNEATLANTICO, Rubén Calderón, e o reitor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Federico Fernández.

A Ministra da Cultura, Eva Guillermina Fernández, destacou que “esta é uma oportunidade única para os habitantes de Santander, os cantábricos e aqueles que desejam se aproximar, desfrutar de obras únicas, de difícil acesso e que fazem parte deste magnífico acervo que “Temos a oportunidade de apreciá-lo na universidade”.

Referindo-se à UNEATLANTICO, a conselheira destacou que “nestes dez anos de experiência, a universidade não só desempenhou um papel fundamental na dinamização da vida educativa de Santander, atraindo estudantes espanhóis e de outras nacionalidades, mas também contribuiu significativamente para enriquecer a vida cultural. Da mesma forma, estendeu as suas felicitações aos responsáveis ​​por uma década “muito fecunda” de experiência.

As coleções

Em relação à exposição, Eva Guillermina Fernández destacou que “nos dá a oportunidade de mergulhar no universo Picasso por meio de três coleções extraordinárias”. Além disso, destacou que “estas obras revelam a maestria de Picasso na gestão de sombras e relevos, proporcionando-nos um testemunho muito pessoal e íntimo da sua carreira artística”.

“Contemplar esta obra é mergulhar em 30 anos da vida de Picasso. Aqui encontramos obras que vão de 1930 a 1957, entre pinturas, desenhos e gravuras”, comentou Federico Fernández, que orientou os presentes pelas diversas coleções.

Da mesma forma, Federico Fernández destacou que a FUNIBER, promotora da UNEATLANTICO, possui dez séries de Picasso expostas em diversos países. Da mesma forma, destacou que a própria exposição A Flauta Dupla se apresenta depois de ter sido exposta durante anos em vários lugares da América.

Referindo-se a A Flauta Dupla, destacou que esta compilação abrange o período entre 1930 e 1955. No referido ano, destacou especialmente os retratos de Jaqueline Roque, última esposa do artista, e no início da série, A Flauta Dupla, que leva o nome em alusão ao deus Pan. “É importante notar que existe um estilo acadêmico, neoclássico, mas sempre transformado pela sua forma de trabalhar”, frisou.

No espaço da galeria encontram-se a obra Bocetos para Guernica, criados “em 1937 a pedido do governo francês para a Exposição Internacional de Paris desse ano”, explicou. “Picasso confiou muito no dia 3 de maio. Ele transforma a mulher em protagonista, trabalhando intensamente o cavalo, que também simboliza a mulher, e o minotauro, no homem, torcendo-o como manifestação expressionista da dor causada pelos efeitos da guerra. É um apelo perene contra a guerra”, enfatizou Fernández.

Por último, de La Tauromaquia, encomendada por Gustavo Gili, Federico Fernández destacou que é “a mais valiosa” das atuais coleções, indicando que existem apenas dez edições como esta no mundo feitas em papel japonês. “A coleção é composta por águas-tintas que o pintor realizou para ilustrar as touradas de Pepe Hillo”, disse o Decano. Por último, relativamente a La Tauromaquia, encomendada por Gustavo Gili, Federico Fernández destacou que é “a mais valiosa” das atuais coleções, salientando que existem apenas dez edições como esta em todo o mundo, feitas em papel japonês. “A coleção é composta por águas-tintas que o pintor realizou para ilustrar as touradas de Pepe Hillo”, afirmou.