A exposição A Vida é Sonho (La Vida es Sueño), da Obra Cultural da FUNIBER, é composta por 28 gravuras de Salvador Dalí inspiradas no trabalho de Calderón de la Barca.
São gravuras clássicas e de alta qualidade, em cores, em preto e branco e em sépia feitas por Dalí para ilustrar a visão particular do pintor sobre a obra teatral La vida es sueño, estreada em 1635. Nesse trabalho, Calderón de la Barca propôs a reformulação de uma série de narrativas da tradição oriental e ocidental sobre o poder de influência dos horóscopos e a relação entre a vida e o sonho.
Na série de gravuras, A Vida é Sonho reflete um novo aspecto de Dalí, seu lado ilustrador. Nessa série, o pintor surrealista ilustra a história de Segismundo, que, segundo o diretor da Obra Cultural da FUNIBER, Federico Fernández, tem um paralelismo profundo com a história de Dalí e seu pai. “Na história de Calderón de la Barca, Segismundo perdoa seu pai. Na vida de Dalí, é o pai que o perdoa, mas a história é muito parecida”.
Federico Fernández acrescenta que em quase todas as obras de Dalí há uma implicação pessoal e, no caso de A Vida é Sonho, as gravuras têm muito a ver com ele e, ao mesmo tempo, com o surrealismo, já que o surrealismo faz parte do sonho.
Trajetória de Exposição
Ver todos os países e cidades onde a exposição foi realizada
León
15 Nov 2012 - 20 Dec 2012
La Vida es Sueño – Ateneo Cultural el Albéitar
Ponferrada
7 Oct 2012 - 9 Nov 2012
La Vida es Sueño – Universidad de León (Ponferrada)
Ciudad de Guatemala
20 Jul 2018 - 6 Aug 2018
“A Melodia Ácida” de Joan Miró e “A Vida é Sonho” de Salvador Dalí são inaugurados na Guatemala
Ciudad de Guatemala
22 Aug 2018 - 31 Aug 2018
“A Melodia Ácida”, de Miró, e “A Vida é Sonho”, de Dalí, serão exibidos até o fim de agosto na Cidade da Guatemala, Guatemala.
Santo Domingo
29 Sep 2016 - 29 Oct 2016
La Vida es Sueño – Centro Cultural de España