A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), por meio de sua Obra Cultural, inaugurou no dia 22 de setembro na Sala de Exposições do Campus Ponferrada da Universidade de León (ULE) a exposição ‘Clavé, rei da gravura. Retrospectiva de 1950 aos anos 80’.
Na cerimônia de abertura estiveram presentes Federico Fernández, curador da exposição e diretor da Obra Cultural da FUNIBER, Pilar Marqués Sánchez, vice-reitora do de Ponferrada e César Ordóñez Pascua, diretor da Área de Atividades Culturais.
A exposição é composta por 30 gravuras representativas da evolução de Antoni Clavé, que vão desde seus primórdios figurativos nos anos 50, passando por suas visões expressionistas de reis e guerreiros, suas homenagens a El Greco e suas estampas gráficas, com múltiplos relevos entre os quais os diversos destacam-se as séries com luvas até aos anos 80.
Nascido em 1913, a carreira de Antoni Clavé sempre foi coroada de sucesso em tudo o que empreendeu. Mestre da arte litográfica, conquistou a França com sua primeira série de palcos. Triunfa na criação de cartazes de filmes, sendo finalmente contratado pelo Metrô. O contato com Picasso influencia sua pintura, e um bom exemplo desse período são as preciosas litografias sobre touradas, circo, arlequins, etc. Nos anos cinquenta criou a série de pinturas e litografias de reis e guerreiros muito pessoais que lhe dariam enorme sucesso internacional.
A exposição estará patente até 28 de outubro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira entre 10h e 19h.