A exposição Dalí e Miró: os surrealismos foi exibida de fevereiro a dezembro de 2014, no Castelo de Valderrobres (Teruel).
As gravuras fazem parte da Obra Cultural da FUNIBER e foram cedidas para sua exposição ao público, graças a um convênio entre a FUNIBER e a Fundación Cultural Valderrobres Patrimonial, que permite a celebração de diversas exposições no Castelo formadas por obras dos mais destacados artistas espanhóis cedidas pela FUNIBER.
A mostra Dalí e Miró: os surrealismos é composta por uma série de Miró e outra de Dalí.
A série de Miró consiste em 14 litografias feitas em 1980 para o livro La Mélodie Acide de Patrick Waldberg. Nessas ilustrações, Miró estabelece um divertido jogo de formas e cores, que parecem dançar ao ritmo de uma música imaginária.
A série de Dalí consiste em 27 gravuras feitas pelo autor em 1962, em cores, preto e branco e sépia para ilustrar A vida é sonho, de Calderón de la Barca.
Se Miró pinta música e poesia, Dalí pinta sonhos, alucinações de impacto visual poderoso e significado desconcertante que, no entanto, apresentam figuras reconhecíveis, embora deformadas, povoando as paisagens do sonho surrealista.