Os Salões de Exposição do Ateneo Cultural El Albéitar da Universidade de León (ULE) abrigam uma exposição retrospectiva (1950-1980) com uma seleção de obras de Antoni Clavé, o “Rei da Gravura”, que pode ser visitada livremente até 27 de maio de 2022, de segunda a sexta-feira, das 12h às 14h e das 18h às 20h.
A exposição, com curadoria do diretor da Obra Cultural FUNIBER, Federico Fernández, é composta por 30 gravuras representativas da evolução de Antoni Clavé, desde seus primórdios figurativos na década de 1950, passando por suas visões expressionistas de reis e guerreiros, suas homenagens a El Greco e suas estampas gráficas, com múltiplos relevos, entre as quais se destacam as diversas séries com luvas até a década de 1980.
Fernández diferenciou Clavé de outros artistas que trabalham com gravura, já que “Clavé era um artista que não trabalhava com um mestre gravador na confecção de suas gravuras, pois ele mesmo fez a gravura em todas as suas fases, mantendo total e absoluta responsabilidade pela autoria da obra, por ele e somente por ele, produzida”.
Clavé, nascido em 1913 e considerado um mestre da arte litográfica, viveu a maior parte de sua vida na França. Seu trabalho, especialmente aquele anterior a 1950, se refere a temas espanhóis, incluindo “espanholidade”, como touros, cavaleiros e cavalos, e posteriormente homenagens ao El Greco, etc., sempre com um tratamento pessoal e de vanguarda. Seu contato com Picasso influenciou sua pintura, e um bom exemplo deste período são as belas litografias sobre touradas, temas circenses, arlequins, etc.