31 Aug 2023 - 31 Oct 2023

Obra Cultural da FUNIBER e a UNEATLANTICO– em colaboração com a Universidad Internacional Iberoamericana (UNIB), o Município de San Juan e o Consulado da Espanha em Porto Rico- inauguraram na Sala Oller do Museu de San Juan (Porto Rico) a exposição Goya e Dalí: do capricho ao disparate (Goya y Dalí: del capricho al disparate).

A cerimônia de abertura contou com a presença de Miguel Alberto Romero Lugo, prefeito da cidade de San Juan, de Maritere González, primeira-dama do Município de San Juan, de Josep María Bosch Bessa, cônsul geral da Espanha, de María del Carmen Rivera Rivas, reitora da UNIB, e de Luis Moisés Pérez, diretor do Museu de San Juan.

“É uma grande oportunidade oferecer essas coleções para que a comunidade porto-riquenha possa apreciar a arte”, disse María del Carmen Rivera.

A exposição ficará aberta ao público até 31 de outubro de 2023 e poderá ser visitada de quarta a sábado, das 9h às 16h, e aos domingos, das 10h às 17h. Além disso, como parte da exposição, o museu organizou várias palestras sobre diversos temas: estética goyesca, a origem e o desenvolvimento da arte moderna, a vanguarda surrealista, o meio da gravura e a história da arte.

A coleção Goya e Dalí: Do Capricho ao Disparate é composta por 80 gravuras dos pintores espanhóis Goya e Dalí, e reflete o gênio complexo da arte de Goya e o universo surreal, que Dalí integrou em perfeita harmonia com as cenas dos caprichos de Goya.

Nas palavras de Federico Fernández, diretor da Obra Cultural da FUNIBER e curador da exposição Do Capricho ao Disparate, “Dalí, ao tornar os Caprichos surrealistas, nada mais faz do que transformá-los em Disparates, uma operação que Goya havia realizado anteriormente ao construir seus Disparates a partir do acúmulo de elementos herdados de seu repertório gráfico, deixando-os desprovidos de seu significado histórico, assim como Dalí faz com seus Caprichos. O interesse por Dalí seria suficiente para exibir essa série, mas também fornece informações novas e importantes sobre Goya como um antecedente pictórico do surrealismo. A intervenção de Dalí não pode ser entendida sem rever a obra dos Disparates de Goya, da qual, de acordo com nossa hipótese, ele extraiu os recursos e elementos que, juntamente com os seus, são integrados às cenas dos caprichos, convertendo-os em disparates”.

Este slideshow necessita de JavaScript.