4 Apr 2024 - 4 May 2024

Obra Cultural da FUNIBER e a Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), em colaboração com o Teatro Nacional Rubén Darío (TNRD) de Manágua, inauguram a exposição “Goya e Dalí: Do Capricho ao Disparate“.

O evento de inauguração contou com a presença de Miguel Bonilla, diretor da FUNIBER Nicarágua, Ramón Rodríguez, diretor da TNRD e Pilar Terrén Lalana, embaixadora da Espanha no país.

“Esta é também uma plataforma de aproximação e de ligação entre a cultura espanhola e a nicaraguense. Nós, como governo, estamos gratos à fundação e valorizamos todos os gestos que têm a ver com a aproximação cultural do nosso país”, disse o diretor do teatro.

A coleção é composta por 80 gravuras de Goya e Dalí e reflecte o génio complexo da arte de Goya e o universo surrealista que Dalí integrou em perfeita harmonia com as cenas dos caprichos de Goya.

Nas palavras de Federico Fernández, diretor da Obra Cultural da FUNIBER e curador da exposição “Goya e Dalí: do Capricho ao Disparate”, “Dalí, ao transformar os Caprichos em obras surrealistas, não faz mais do que transformá-los em Disparates, operação que Goya já havia realizado anteriormente ao construir seus Disparates a partir da acumulação de elementos herdados de seu repertório gráfico, deixando-os desprovidos de seu significado histórico, assim como Dalí faz com seus Caprichos”. O interesse por Dalí seria suficiente para expor esta série, mas ela também fornece novas e importantes informações sobre Goya como um antecedente pictórico do Surrealismo. A intervenção de Dalí não pode ser entendida sem rever o trabalho dos Disparates de Goya, dos quais, segundo a nossa hipótese, ele extrai os recursos e elementos que, juntamente com os seus, são integrados nas cenas dos Caprichos, transformando-os em disparates”.

Dalí apresenta o capricho e o nonsense sincronicamente em cada prato: a crítica social do capricho, integrada no mundo surreal do sonho da razão, do nonsense goya-daliniano.

Este slideshow necessita de JavaScript.