Meritxell Batet, Presidente do Congresso dos Deputados da Espanha, lança no país norte-americano a exposição da Obra Cultural da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).
A Biblioteca e Arquivos do Canadá, em Ottawa , sediou a abertura da exposição “La Celestina“, do mestre espanhol Pablo Ruiz Picasso, pertencente à Obra Cultural da FUNIBER e da UNEATLANTICO, iniciativa da qual participam a Embaixada da Espanha no Canadá e o Ministério das Relações Exteriores, União Europeia e Cooperação da Espanha.
A exposição foi inaugurada por Meritxell Batet, Presidente do Congresso dos Deputados da Espanha e chefe do Parlamento Espanhol, por ocasião de sua visita oficial ao Canadá. A abertura contou com a presença de uma alta representação de autoridades canadenses, liderada pelo Presidente da Câmara dos Comuns, Anthony Rota, e do corpo diplomático acreditado no país, além de vários representantes do meio acadêmico e da sociedade civil.
Essa atividade cultural faz parte do 50º aniversário da morte de Picasso e do 70º aniversário da abertura das embaixadas entre o Canadá e a Espanha. A exposição será encerrada em 4 de junho pelo diretor do Instituto Cervantes, Luis García Montero, durante sua visita oficial ao país do norte.
A exposição foi curada pelo diretor da Obra Cultural da FUNIBER, o professor da UNEATLANTICO Federico Fernández Díez, e o diretor de Relações Institucionais da Fundação e da Cátedra de Estudos Ibero-Americanos e Iberofonia, Frigdiano Álvaro Durántez Prados, também participou de sua organização.
Reconhecimento espanhol do trabalho cultural da FUNIBER e da UNEATLANTICO
Após a inauguração, o Presidente Batet emitiu um comunicado expressando sua gratidão pela FUNIBER e à Embaixada no Canadá “pela difusão da cultura espanhola”. “Se a Espanha é e deve ser reconhecida por alguma coisa, é por sua cultura e seus artistas, um bem inestimável que aumenta nossa presença em todo o mundo”, disse o presidente espanhol.
A presença e as palavras do Presidente do Congresso dos Deputados representam um novo reconhecimento no mais alto nível do Reino da Espanha ao trabalho da Obra Cultural da FUNIBER e da UNEATLANTICO. Nesse sentido, em fevereiro passado o Rei e a Rainha da Espanha, Felipe VI e Dona Letizia, inauguraram uma exposição da Obra Cultural com duas coleções de Joan Miró durante sua visita de Estado a Luanda (Angola), um evento que contou com a presença do Ministro das Relações Exteriores, José Manuel Albares. Da mesma forma, o presidente do Senado da Espanha, Ander Gil, inaugurou recentemente a exposição no Canadá la muestra «Goya y Dalí: del capricho al disparate».