21 Apr 2022 - 16 Sep 2022

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), por meio de sua Obra Cultural, inaugurou no dia 21 de abril no Museu del Jade em San José (Costa Rica) a exposição “Goya e Dalí: Do capricho ao disparate que estará aberto ao público até setembro.

A exposição é o resultado de uma colaboração entre a Embaixada da Espanha na Costa Rica, o Instituto Nacional de Seguros, o Museu de Jade e a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER).

A apresentação da coleção de oitenta gravuras de “Los Caprichos ” de Francisco de Goya, exibida em todo o mundo, pode não ser uma novidade, mas se torna um evento real quando a coleção de gravuras deste autor é exibida convertida na obra surrealista “Los Disparates“, criada por Salvador Dalí entre 1973 e 1977.

A intervenção de Dalí não pode ser compreendida sem rever o trabalho de Los Caprichos de Goya, do qual, segundo nossa hipótese, ele extraiu os recursos e elementos que, juntamente com os seus próprios, foram integrados nas cenas dos Caprichos, convertendo-os em Disparates.

Este a obra nos apresenta na mesma obra, em cada lâmina, com a crítica social do Capricho integrada no mundo surreal do sonho da razão, do Disparate Goyaesque-Daliniano.

A exposição Del Capricho al Disparate é composta por 80 gravuras de Goya e Dalí e reflete o gênio complexo da arte de Goya e o universo surreal, que Dalí integrou em perfeita harmonia com as cenas dos caprichos de Goya.

A série de oitenta gravuras de Dalí “Los Disparates”, praticamente desconhecida na Espanha e pouco conhecida no mundo, exceto na França, onde ele expôs pela primeira vez em 1977 no Musée de Castres, foi posteriormente apresentada em dezessete países.

A arte, como embaixadora de sua própria cultura, conecta, comunica e une, superando diferenças e diversidade, fazendo de todos nós participantes de uma experiência comum e gratificante que nos predispõe à compreensão, ao diálogo e à colaboração. Ela abre o caminho para a compreensão e cooperação e nos mostra nossa essência comum, aquela que nos une e nos faz compartilhar a mesma experiência, a mesma emoção.

Este slideshow necessita de JavaScript.