Ander Gil, quarta autoridade do Reino da Espanha, iniciou em Ottawa, no Canadá, a exposição “Goya e Dalí: do capricho ao absurdo”, pertencente à Obra Cultural da FUNIBER e UNEATLANTICO, com a colaboração da Embaixada e do Ministério da Relações Exteriores da Espanha.
A sede do Imamate Ismaili em Ottawa acolheu a inauguração da exposição «Goya y Dalí: del capricho al disparate», composta por 80 gravuras dos gênios espanhóis Francisco de Goya e Salvador Dalí, pertencentes à Obra Cultural da Fundação Universitaria Iberoamericana (FUNIBER), representada no evento por seu presidente Santos Gracia, e a Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), com a assessoria do Professor F. Álvaro Durántez Prados.
A abertura contou com a presença do presidente do Senado espanhol, Ander Gil, em visita oficial ao Canadá. Sob o abrigo da exposição, a quarta autoridade do Estado espanhol declarou: «A cultura tem uma enorme importância política, econômica e social, mas sobretudo enriquece-nos enquanto pessoas. Não há futuro sem cultura.” Da mesma forma, a Embaixada da Espanha no Canadá, a Agência Espanhola de Cooperação e Desenvolvimento e o Ministério das Relações Exteriores, União Europeia e Cooperação da Espanha colaboram na exposição.
Com a inauguração pelo presidente da Câmara Alta, a Obra Cultural da FUNIBER e a UNEATLANTICO mais uma vez conta com o aval das mais altas autoridades do Reino da Espanha, depois de dias os Reis da Espanha, Felipe VI e dona Letizia, deu início a exposição de Joan Miró no Banco Econômico de Luanda (Angola), com a colaboração do ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, José Manuel Albares.
A exposição no Canadá, disponível para visitação pública até 26 de fevereiro, constitui um novo marco no intenso trabalho da FUNIBER e da UNEATLANTICO em prol do estreitamento dos laços acadêmicos e culturais entre o norte do país e a comunidade ibero-americana. Desta forma, já em 2022 as entidades espanholas realizaram encontros com instituições culturais canadenses e desenvolveram várias ações culturais relevantes naquele país e, nesta nova visita, a Universidad Europea del Atlántico assinou um acordo de colaboração com a Universidad de Carleton.
Fotografias cedidas por Gonzalo Rodilla Marín, colaborador da Embaixada da Espanha no Canadá.