A exposição Dalí frente a Miró: Pinceladas de música e Sonhos de papel (Dalí frente a Miró: Pinceladas de música y Sueños de papel) é uma coleção composta por um conjunto de obras de Miró e Dalí.

A obra de Miró intitulada Pinceladas de música é composta de 14 litografias feitas pelo autor em 1980 para o livro La Mélodie Acide, de Patrick Waldberg, escritor dedicado a pintores surrealistas e autor de vários textos sobre Miró. Nas ilustrações o pintor cria formas a partir da música imaginária que o título do livro sugere.

A série Sonhos de papel, de Dalí, é formada por 27 gravuras feitas pelo autor em 1962, em cores, em preto e branco e em sépia, para ilustrar A vida é sonho, do escritor espanhol Calderón de la Barca.

O diretor da Obra Cultural da FUNIBER, Federico Fernández, destaca que “a mostra nos permite apreciação e aproximação, não somente da obra gráfica desses dois expoentes emblemáticos do surrealismo europeu e, em particular, o espanhol, mas do conhecimento da literatura clássica” do século de ouro espanhol, no caso de A vida é sonho, de Calderón de la Barca, ilustrada por Salvador Dalí”.

Vídeo