20 Jul 2023 - 4 Aug 2023

A exposição “A Melodia Ácida” (La Melodía Ácida), do artista espanhol Joan Miró, um dos grandes nomes da pintura do século XX, foi inaugurada na Cidade da Praia, por ocasião da primeira Semana Cultural Ibero-americana.

Organizado pela Fundação Universitária Ibero-americana (FUNIBER), em colaboração com a Fundação Canária para Ação Exterior (FUCAEX) – Governo das Canárias, a exposição do artista espanhol Joan Miró, um dos mais destacados representantes do Surrealismo, foi inaugurada o passado dia 20 de julho na Cidade da Praia, nas instalações de FUCAEX, onde ficará aberta ao público até 4 de agosto.

A coleção “A Melodia Ácida” é formada por um conjunto de 14 litografias originais, parte integrante da Obra Cultural da FUNIBER, que o artista espanhol realizou para o livro “A Melodia Ácida” de Patrick Waldberg em 1980, e que foram apresentadas ao público pela primeira vez no saguão da Galeria Joan Prat, em Barcelona, Espanha. A obra apresentada em Cabo Verde é destacadamente mironiana: colorida e compacta, na qual os traços se movem livremente, estabelecendo ritmos na superfície do papel. Miró estabelece um divertido jogo de formas e cores que compõem figuras que parecem dançar ao ritmo de uma música imaginária.

A exposição acontece no quadro da Semana Cultural Ibero-americana, organizada pela Embaixada de Espanha em Cabo Verde, em colaboração com as Embaixadas de Portugal, Brasil e Cuba, com o Consulado Honorário da Colômbia, a Fundação Canária para Ação Exterior (FUCAEX) – Governo das Canárias, a Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER) e a Associação Latino-Americana em Cabo Verde.

O ato contou com a presença de importantes entidades locais e representantes do corpo diplomático acreditado na Cidade da Praia, como a própria embaixadora de Espanha, Ana Paredes, que inaugurou a mostra litográfica, a coordenadora residente das Nações Unidas, Patricia de Souza, os embaixadores dos Estados Unidos, Jeff Daigle, do Brasil, Colbert Jr. Soares Pinto, de Angola, Júlia Machado, de São Tomé e Príncipe, Carlos Gomes, assim como membros do Governo de Cabo Verde. Sendo a primeira vez que o país recebe as obras do pintor espanhol, a exposição foi muito bem acolhida pelo público e vem recebendo visitas constantes.

Este slideshow necessita de JavaScript.